sábado, 9 de julho de 2011

Medicina no interior

Um velho médico, que sempre trabalhara no meio rural, achou que tinha chegado a hora de se aposentar, depois de ter exercido a profissão mais de 50 anos.

Encontrou um jovem médico para o seu lugar e sugeriu ao novo diplomado que o acompanhasse nas visitas domiciliares, para que as pessoas se habituassem a ele gradativamente.
Na primeira casa, uma mulher queixou-se que lhe doía o estômago. O velho médico respondeu-lhe:- Sabe, a causa provável é que você abusou das frutas frescas...Por que não reduz a quantidade que consome?

Quando saíram da casa, o jovem médico disse: - O senhor nem sequer examinou aquela mulher... Como conseguiu chegar ao diagnóstico assim tão rápido?
- Oh, nem valia a pena examiná-la... Você notou que eu deixei cair o estetoscópio no chão? Quando me abaixei para apanhá-lo, notei que havia, no balde de lixo, meia dúzia de cascas de mangas, bergamotas e ameixas verdes impróprias para o consumo. É provável que isso ocasionasse as doresestomacais.  Na próxima visita você se encarrega do exame!" Humm, que esperteza...", pensou o aprendiz.Na casa seguinte, eles passam vários minutos a falar com uma mulher ainda jovem. Ela queixava-se de grande fadiga.- Eu me sinto completamente sem forças...O jovem doutor disse-lhe então:- Você provavelmente está dando muito de si para a igreja... Se reduzir essa atividade, talvez recupere sua energia.Assim que deixaram aquela casa, o velho doutor disse para o novo: - O seu diagnóstico surpreendeu-me...Como é que chegou à conclusão que aquela mulher se dava de corpo e alma aos trabalhos religiosos?- Eu apliquei a mesma técnica que o senhor me indicou:Deixei cair o meu estetoscópio e, quando me abaixei para apanhá-lo, vi o padre debaixo da cama...


" O mal não é essencialmente do mundo, mas das criaturas que o habitam".
                                                                                                         Emmanuel
(recebida por e-mail - não citaram fonte)

2 comentários:

AC disse...

Uma medicina em equilíbrio com o meio, sem dúvida! :)

Beijo :)

Mônica disse...

Vou repassar pro meu sobrinho. Ele adora contar piadas pra mamae
sua amiga que lhe tem muto carinho Mônica