quinta-feira, 7 de julho de 2011

Medos



Tem gente que tem medo de tudo. De ficar presa em elevador, de cachorro, de andar de avião. Eu tenho medo de ladeira. Dirigindo eu subo qualquer ladeira, mas para descer...eu fecho os olhos! Quem anda comigo já sabe. Não me peça para descer ladeira.
Há tempos fomos eu e uma amiga ao teatro e estacionei o carro numa rua lateral. Quando acabou o espetáculo, o nosso amigo saxofonista que havia nos convidado para a sua apresentação me pediu uma carona. Que sorte a minha! Assim que dei a partida vi que só havia uma saída, eu havia estacionado no topo de uma ladeira que não se enxergava o fim e não tinha como eu retornar. Ou enfrentava a maldita de olhos fechados ou era salva por outro motorista. O músico logo foi dizendo: - Medo de ladeira eu não tenho não, eu só não dirijo.
Resolvemos arriscar pelo menos perigoso, ele assumiu o volante e lá fomos nós ladeira abaixo. Retomei a direção e ele no banco de trás ria para se acabar achando que era uma brincadeira minha.
Tenho um  amigo que tem medo de insetos. Um homenzarrão de um metro e noventa que tem pavor de um bichinho de asas finas. Mosca, mariposa, louva-deus, gafanhoto e também de qualquer mosquito mais talhudo.
O homem entra em pânico: a face fica pálida, os olhos esbugalhados e vermelhos, ele perde a fala e só fica apontando para o inseto sem conseguir se mover do lugar. A princípio todos também achavam que era brincadeira dele, mas quando percebemos que era fobia passamos a monitorar todos os insetos para evitar que chegassem perto dele. O coração do moço dispara que parece que vai ter um nem sei o quê.
Não é brincadeira não, gente. Medo é uma coisa muito séria.

"A fobia é um medo exagerado que impossibilita alguma ação do paciente ou provoca sintomas físicos" 
[César Augusto Souza Lima de Mello, psiquiatra]
"A fobia é um movimento da mente para dar conta de uma angústia qualquer. As pessoas vivem angustiadas com a vida, angustiadas em enfrentar desafios. Em vez de o ser humano explodir e enlouquecer, ele resolve localizar sua angústia em um medo." 
[Bianca Faveret, psicanalista, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)]

Nenhum comentário: