terça-feira, 12 de julho de 2011

Idade de ser feliz?


Acompanho um blog chamado "O Corpo Perturbador". Nele são postados vídeos de entrevistas feitas com pessoas as mais diversas. São duas as perguntas: o que te perturba e o que é um corpo perturbador.
Tenho pensado muito sobre isso. A consciência do envelhecimento é uma coisa que me perturba. Vi que chegou mais rápido do que eu esperava e não me preparei o bastante para isso. Não me preparei para a reação das pessoas ante o envelhecimento e o preconceito contra a idade.
Uma amiga uma vez comentou comigo como ela tinha gostado de Los Angeles e São Francisco. Lá, disse-me ela, os idosos vivem e não estão nem aí. Vestem roupas coloridas, saem, vão a bares, se divertem, vão dançar e por aí vai. A gente sente que eles são mais felizes.
Alguns hão de dizer que aqui é assim também. Não é não. Aqui espera-se um comportamento para cada faixa etária. Os mais velhos não têm o direito de curtir e demonstrar sua alegria de viver sem serem tachados de ridículos.  Não estou defendo o direito de perderem a noção ou de serem inconvenientes. Defendo o direito de serem felizes e demonstrarem tal felicidade. Por quê os mais velhos devem ser contidos?
Programa de velho aqui é restaurante.  Se pessoas de uma certa idade vão a um barzinho, todos olham.  Se são homens, estão caçando menina nova. Se são mulheres, estão procurando garotões. É esse o comentário geral.  Como se barzinho fosse coisa só para jovem. Só falta pendurarem um cartaz com os dizeres: "Proibido entrada de maiores de 50 anos."
Um corpo perturbador para mim é essa carcaça que cobre minha alegria de menina, a intensidade dos sentimentos de uma adolescente e o prazer de uma mulher, como se ele (corpo) fosse o cartão de visita da minha essência.
Eu me recuso a deixar ser tolhida pela aparência do meu corpo. Meu corpo não deve dominar a minha alma ainda jovem. Eu aceito as rugas, a flacidez, a perda de massa muscular e meus cabelos brancos. Mas não aceito que retirem de mim a minha alegria de viver intensamente.

4 comentários:

Elaine Gaspareto disse...

Querida, bom dia
Vim conferir! Viu, te falei que aparecia rsrsrs
Beijosss, bom dia!

Ah, morro de curiosidade pra saber como chamar você... Cem palavras?

Mônica disse...

Eu também me acostumei a comentar com um nome. Para mim é dificil quando não descobro o nome.
Mas voce que tem mais de cem palavras concluiu certinho sobre as pessoas mais velhas.
Mas para mim o importante é estar bem é isto que importa
.
com carinho Monica
Meu tio já está no quarto e começando a perceber a situação!

Edu O. disse...

Menina, basta ficar alguns dias longe dos blogs amigos que vc me aapronta uma dessa. que maravilha de texto, de reflexão sobre a idade, sobre o envelhecimento e o olhar sobre ele. Vc acredita que tenho pensado muito sobre isso? Estou me sentindo bastante envelhecido e já começo a não me reconhecer nessa carcaça. Obrigado pela contibuição ao meu projeto. Acho incrível como este Corpo Perturbador mobiliza tanto. Me emociona. obrigado. Gostaria de publicar este texto por lá. vc me permite? coloco qual assinatura se a resposta for sim? beijo

CEM PALAVRAS disse...

Irene no céu
Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.
Imagino Irene entrando no céu:
— Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
— Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.