sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quero batom!


Hoje quando eu acordei, me olhei no espelho e não gostei do que eu vi. Lá estava uma mulher desanimada, desalinhada, com a expressão cansada e apática. Era um reflexo bem diferente do que eu gostaria de contemplar.
A gente sempre diz que está tudo bem, vamos empurrando com a barriga o nosso dia a dia, administrando uma coisinha aqui, outra ali e acabamos por nos esquecer de nós mesmas.
O espelho é sempre nosso amigo. Ele não mente, não nos engana. Ele faz com que coloquemos os pés no chão e acordemos para a realidade. Basta parar à sua frente e olhar. Olhar só não, é preciso enxergar. Ver sem medo o que esse nosso amigo nos mostra e enfrentar.
Lembrei-me de uma conversa que tive com um psiquiatra-amigo há muitos anos, quando lhe contei que eu andava meio triste e ele me deu 7 conselhos para não cair em depressão e ser feliz:
1 - Auto-estima  - Você tem que se amar do jeito que você é. Se tem alguma coisa física que você não goste e que possa mudar, MUDE. Se não pode ser mudado, ACEITE o que não tem jeito. Mas todos os dias você deve se olhar no espelho e se admirar!
2 - Aprender a dizer NÃO. Diga não quando tiver vontade, ou quando alguma coisa não te fizer bem. Geralmente as pessoas têm vergonha em dizer não. 
3 - Mandar para a PQP tudo o que não for da sua conta ou tudo o que falarem ou pensarem a seu respeito e que não te interessa - principalmente o problema dos outros 
4 - Sorrir, sorrir, SORRIR sempre!  Quando sorrimos parece que tudo melhora. 
5 - Ser na sociedade, uma dama  e uma p*#§* na cama. Se dar o direito de ter prazer, não ter vergonha, se soltar...Sexo é um ótimo remédio. 
6 - Saber responder essa pergunta: quem é a pessoa principal de sua vida???
-  resposta correta e única: VOCÊ MESMA.  Não existe ninguém mais importante no mundo para você do que você mesma.
em 1º lugar: você
em 2º lugar: você
em 3º lugar: você... depois vêm as outras pessoas  
7- Mil mentiras = 1 verdade
Dizem que se repetirmos uma mentira 1000 vezes ela passa a ser verdade. Assim, nada de pensamento negativo! De tanto pensar negativamente, as coisas começam a degringolar.
Tô triste, tô triste, tô triste = consequentemente fica triste
Sou uma besta, sou uma besta, sou uma besta = acaba virando uma besta
Tenho tentado seguir esses conselhos para que eu me sinta bem e faça bem às pessoas com quem convivo.
Mas tem um conselho mais simples e eficaz de uma amiga, separada há muito tempo, antes dos 30 anos e com 5 filhos sob sua responsabilidade desde então. Para me explicar como conseguia seguir em frente com coragem e alegria, Joana me disse: - Quando eu não estou bem, passo o meu batom vermelho, que aí eu me sinto linda e pronta pra enfrentar o mundo.
O quê é que um bom batom não faz, não é mesmo?
Vou correndo passar o meu.

2 comentários:

Edu O. disse...

Me empresta o batom vermelho ai, minha amiga, o meu é marrom! Não serviu hoje, viu?

CEM PALAVRAS disse...

Se vi! Tenho todos os tons de vermelho, do mais claro até o mais escuro...dependendo da situação. Mas num fica triste não. É só uma distância física.