quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Hoje é dia de Iroko e de Jorge também



Iroko é o Orixá do Tempo, cultuado no candomblé do Brasil, pela nação Ketu, e habita a árvore ficcus gomelleira ou gameleira branca. Nos terreiros, costuma-se manter uma dessas árvores  assinalada por um “ojá” (laço de pano branco) ao seu redor.
Iroko foi a primeira árvore plantada e pela qual todos os restantes Orixás desceram à Terra.  Representa a ancestralidade, os nossos antepassados, pais, avós, bisavós e também o seio da natureza, a morada dos Orixás.
Desrespeitar Iroko (a grande e suntuosa árvore) é o mesmo que desrespeitar a sua dinastia, o seu sangue…
É o Orixá Iroko, implacável e inexorável, que governa o Tempo e o Espaço, que acompanha e cobra o cumprimento do Karma de cada um de nós, determinando o início e o fim de tudo.




Dia da Semana: Terça-feira.
Cores: Branco, Verde (ou Cinza) e Castanho
Símbolo: Lança, Grelha
Domínios: Tempo, Vida e Morte
Saudação: Iroko I Só! Eeró!





Falo sobre Iroko para homenagear um grande baiano que soube escrever e representar, melhor do que ninguém,  a sua terra, suas origens, seu povo com suas crendices e cores. Exercia o posto de honra de Obá de Xangô no terreiro  Ilê Opó Afonjá. 
Dez de agosto também é dia de Jorge Amado, um dos meus escritores preferidos, cujo "Subterrâneos da liberdade" escrito em 3 volumes, me faz verter lágrimas a cada (re) leitura. Seus tantos outros livros são uma declaração de amor à Bahia. Hoje ele estaria completando 99 anos.                                      Salve Jorge!



Fontes:

12 comentários:

Edu O. disse...

bela homenagem!!! amore, não se preocupe se pesca coisas dos meus blogs. É assimq funciona, um levando o outro... daqui a pouco pesco daqui

Paulo Francisco disse...

Salve Jorge!

Gostei muito deste post.
Um grande abraço

Mônica disse...

Eu já vi esta arvore em muitos lugares. E linda!
Hoje passei a tarde no hospital com tio Nelson.Imagine que pra completar tia Lourdes caiu e machucou a perna.
com carinho Monica

CEM PALAVRAS disse...

Paulo Francisco,
Obrigada pela visita. Volte sempre.
beijos

CEM PALAVRAS disse...

Pôxa, Moniquinha! Agora são dois para se cuidar e dar carinho.
Desejo pronto restabelecimento para seus tios.
Muitos beijos

CEM PALAVRAS disse...

Edu, meu fio
Pesquei porém citei a fonte, viu?
beijos

CAIS DO ORIENTE disse...

Olá
Obrigada pela sua visita, em meu blog...amei!!!
Não sabia nada sobre candomblé...foi bom saber algo...
Muita luz pra o nosso querido Jorge Amado, que completaria 99 anos...Axé!!!
Beijos grandes!
Nádia

CEM PALAVRAS disse...

Nádia,
Que bom que você também está me seguindo. Vamos trocando 'figurinhas'.
muitos beijos

Sergio disse...

Salve, Salve nosso Guerreiro! Gostei muito do seu blog e estou a seguí-la também. Obrigado pelo carinho! Bjs.

marlenedegoes@gmail.com disse...

ÓLA MINHa querida amiga vim agradecer sua visita ao meu blog seja sempre bem vinda adorei conhecer seu blog e saber mais sobe jorge amado a quem admiro muito,adoro o povo da bahia
que saõ pessoas maravilhosas é
um lugar que eu gostaria muito de conhecer.um abraço com carinho marlene

chica disse...

Que lindo e interessante post e homenagem.Agradeço tua visita! Adorei! um beijo,tudo de bom,chica

CEM PALAVRAS disse...

Sérgio, Marlene e Chica,
Sejam muito bem vindos!
Espero que voltem sempre.
muitos beijos