quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Depoimento




escrito pela Dra. Liziane Anzanelo - ONCOLOGISTA


Meus amigos,

Como oncologista, digo que ninguém está desejando mal ao Lula ou aos pacientes sofredores de câncer; mas sabemos que, quando um governante passa na pele o que um paciente passa para ter o direito a um tratamento digno e justo, ou mesmo morre na fila, esperando um medicamento, uma cirurgia, ou simplesmente pela ineficiência do sistema, temos que nos revoltar!!!

Por que todos não têm o ... direito... de ter um diagnóstico no sábado e iniciar o tratamento na segunda? Citem-me um paciente que conseguiu essa presteza, ou que tratou linfoma com a droga de ponta que a Dilma usou, ou vai fazer infusão contínua com cateter e bomba de infusão de uso domiciliar??? Por que não nos exasperarmos por nem todos terem os mesmos direitos???

Somos diferentes porque não temos convênios, ou mesmo cargos importantes??? E a Constituição Federal não diz que temos todos os direitos e somos iguais??? 

Temos, sim, que aproveitar essa situação e mostrar que há diferenças nos tratamentos e lutar pelos direitos dos mais fracos. Não é justo que um paciente espere 30-40 dias para ter um diagnóstico patológico, ou aguarde na fila de cirurgias, simplesmente porque não há mais médicos se submetendo aos salários de fome que o SUS paga! Pagar de 10 a 17 reais de honorários de quimioterapia por paciente/mês é simplesmente um achaque! Pagar 1.200 reais por mês a médicos da rede pública, por 20 horas de trabalho, e fazê-los atender 18 pacientes ou mais em 4 horas é um abuso!

Eu quero, sim, que ele se cure e tenha um excelente tratamento, que, com certeza, já está tendo. Mas e o paciente que atendi hoje que não teve a mesma sorte e está morrendo no hospital, com menos de 30 anos?... E as mulheres com câncer de mama que não conseguem usar o tratamento mais moderno? E a fila da reconstrução mamária das mulheres mastectomizadas?  E as filas imensas da radioterapia, que só não são maiores pela abnegação de radioterapeutas que tratam os pacientes SUS em suas clínicas privadas, muitas vezes arcando com os custos do tratamento para verem seus pacientes mais bem atendidos?

Temos, sim, que falar. Temos que mostrar à população que não é assim que ocorre no dia a dia de pacientes oncológicos, que ficam sentados dentro de ambulâncias o dia todo, aguardando para voltar para suas casas após terem feito seus tratamentos ou seus exames cedo pela manhã, aguardando aqueles que fazem exames e tratamentos à tarde.

Se vocês não sabem, o câncer é a doença que mais mata, somente vindo atrás das doenças coronarianas. 

Quase um problema de saúde pública! E seus custos são altos, sim! Mas não justificam que, para custeá-los, temos que sacrificar pacientes que teriam chances reais de cura, que hoje, mesmo a doença se encontrando em estágios avançados, chegam aos índices de 50%.

Sinto muito se o Lula está passando por isso, mas, com certeza, não está lutando para ter seu medicamento e passando por um grave estresse para ver quando vai começar ou quando vão lhe chamar para iniciar seu tratamento. Queria que todos os pacientes oncológicos tivessem o direito ao tratamento de ponta oferecido no Sírio ou no Einstein!!

Somente nós, médicos, sabemos o dilema ético ao dizer ao paciente que terá que fazer um tratamento, mas que talvez não tenha acesso no sistema. Por exemplo, a hormonioterapia, estendida para câncer de mama após uso de Tamoxifeno não é disponibilizada ao pacientes do SUS porque não tem código para esse tratamento, haja vista que a tabela está desatualizada.

O SUS diz que paga tudo. As tabelas, realmente, não dizem qual tratamento o médico deve fazer - o médico pode prescrever o que quiser, entretanto, o valor pago pelo código da doença é ínfimo e não cobre os novos tratamentos. Quem paga a conta???  Os hospitais filantrópicos??? Os hospitais públicos já tão sucateados...

Ou deixamos assim, e não nos indignamos; afinal, eu não tenho nada a ver com isso. Na minha família, ninguém tem câncer, e eu tenho convênio de saúde. Pra que vou me preocupar????

Quando a água bater naquele lugar, quero ver.... Sorry pelo desabafo! 
O que irrita é escutar tanta coisa de quem não tem a mínima noção do que seja a saúde neste país. Em Blumenau e no Sul, vivemos num paraíso, comparado com o resto do Brasil.

Às vezes, olho para algumas pessoas, e fico pensando... 
Não é possível que ESSE tenha sido o espermatozoide mais esperto!!!"


(este depoimento tem circulado pela internet através de e-mail) 


41 comentários:

Mery disse...

Concordo contido, amiga, somos todos iguais*...
Aqui no Rio de Janeiro, os pobres morrem para ter atendimento no SUS, tão enaltecido por esse homem...
Ele é UM BRASILEIRO igual a qualquer um e deveria dar o exemplo, sim.
Parabéns por postar esse desabafo, é o mesmo de todos que são a favor de um Brasil mais justo...
Abraços da Mery*

Bento Sales disse...

Olá, grande amiga!
Não fique assim, os erros existem e sempre existirão.
Eu sou muito grato a você por me alertar de um erro no meu conto "Dois amigos", onde tinha invertido os nomes dos personagens, o que tiraria o sentido da fábula toda. Senti-me grato a você e não chateado.
Nunca sairemos vencedores na luta com as palavras, já dizia o poeta. E aqui, na internet, que estamos sempre azafamados para dar atenção a todos, os erros, sobretudo de digitação, são muito comuns e ninguém está isento disso, não.

Quando escrevo um texto, por mais simples que seja, (até este)eu aprendi a corrigi-lo, no mínimo, duas vezes, porém ainda me escapa alguma coisa. É quase uma obsessão.

Eu sou rígido comigo mesmo, com o próximo, sou tolerante.

Já recebi comentários me chamando de "amiga" e até de outro nome, mas relevo pelas razões expostas acima.

Um forte abraço do amigo de sempre!

Eloah disse...

Malu, perfeito e verdadeiro o depoimento da oncologista.Junto-me ao seu protesto em nome dos inúmeros brasileiros que correm diariamente na busca de minimizar suas dores físicas contraindo outras emocionais bem mais doloridas.Conscientização já é o primeiro passo e lutar pela mudança cabe a todos nós.
Bjs no coração Eloah

O Neto do Herculano disse...

O que mais tem nesse mundo
é espermatoize esperto,
os mais gentis acabam cedendo a vez.

Felisberto T. Nagata disse...

...olá!...invadindo...e por coincidência, estou te visitando...entre dois posts distintos...um em que vc faz sua "mea culpa" e outra, em q vc voltou com tudo...falando sobre um problema recorrente no nosso Brasil...então...sucessos nesta retomada...
Abraços e bom final de semana!

José disse...

Excelente texto, a gente sabemos que somos todos diferentes, e todos desiguais, mas na saúde que é o que se trata aqui, não devia haver tantas diferenças assim.
Aqui com a saúde é mais ou menos a mesmo que se passa aí no Brasil, embora eu não sendo politico nem rico,sou atendido mais ou menos quando preciso,e sou isento de pagamentos, mas também dei durante quase toda a minha vida sangue, mas já ouvi dizer que vão cortar essa isenção. Tenho ouvido falar muito bem do serviço de oncologia aqui, e dos profissionais de saúde nesta área.
Rime na parte final do texto,acho que não é o mais inteligente, é o mais rápido.

Bom final de semana,
um beijinho,
José.

PAULO TAMBURRO. disse...

Sou seu mais novo seguidor.

É absolutamente, procedente as ponderações contidas na carta da oncologista.

As injustiças sociais devem realmente, nos indgnar e ela se indgnou.

Quanto ao nosso ex-presidente Lula , que Deus o ilumine com a mesma intensidade que pedimos serem iluminadas os outros brasileiros portadores desta doença.

ELE saberá fazê-lo!

Tenho um blog de humor:HUMOR EM TEXTO.

A crônica desta semana é: "Caldeirão das opções sexuais"

Se você não gostar dessa, existem mais de 150 outras à sua disposição, no arquivo do blog.

É de humor e se graça.

Um abração carioca!

CEM PALAVRAS disse...

Mery,
Postei o depoimento da oncologista porque achei importante ouvirmos todas as partes. Fico indignada com as manifestações no mundo virtual de que o ex-presidente deveria se tratar no SUS. Não acredito que seja por aí.
Devemos, SIM, lutar e botar a boca no trombone para que um dia TODOS os brasileiros tenham uma assistência médica digna e de ponta.
muitos beijos

Severa Cabral(escritora) disse...

Boa noite querida!
Seu texto se torna verdadeiro quando nos interrogamos...que depoimento amiga...
bjs

CEM PALAVRAS disse...

Meu amigo Bento,
Pois eu preciso aprender a ser muito e muito mais tolerante com o próximo.
Tento ser, mas às vezes é difícil...
obrigada por suas palavras
muitos beijos para você e para a sua filhinha co-parceira artística do seu blog.

CEM PALAVRAS disse...

Minha querida Eloah,
É justamente isto. Ao invés de jogar palavras ao vento que não levam a nada, devemos batalhar por mudanças, com depoimentos como este da oncologista.
muitos beijos

CEM PALAVRAS disse...

Herculano,
Os mais gentis e os sábios.
Porque os espertos, mesmo depois de paridos, não aprendem gentileza nem adquirem sabedoria.
Continuam só "se achando" espertos.
muitos beijos

CEM PALAVRAS disse...

Felis
Bem vindo!
apareça quando quiser, aqui não há invasão porque a porta está sempre aberta.
bjs

Magia da Inês disse...

♡°
º✿
º° ♥✿
Olá, amiga!
Bom fim de semana!
Beijinhos.
Minas

❣✿

Evanir disse...

Agradeço de coração sua visita
perdoe o atraso em retribuir seu carinho
que tanto bem me faz.
Logo terei boas novas se Deus quiser
creio que você ficara feliz como
estou .
Quero avisar quando tudo estiver tudo pronto
espero muito breve poder deixar postado minha alegria no blog.
Na vida não temos somente tristeza derrepente esquecemos
tudo Deus nos faz sorrir novamente.
Um abraço bjs no coração.
Um feliz e abençoado Domingo.
Evanir
Seu texto é pra de excelente nem de plano que faz o que fez comigo eles cuidam imagina o SUS onde o coitado do pai do meu genro esta morrendo em Águas Belas pertinho da terra do Lula.
Hospital sem UTI sem nenhuma ambulância enfim uma miséria total.
Não desejo o mal nem de uma cobra mais é triste.
Meu plano de saúde cancelou meu plano depois de autorizar minha cirurgia .Cade os governantes desse Pais?

CEM PALAVRAS disse...

José,
Aqui no Brasil, só com adesão em planos de saúde caríssimos nos conseguimos um atendimento médico decente. Quem não pode pagá-los sofre em longas filas e em hospitais mal equipados do Sistema Único de Saúde do governo.
Esta é a revolta da oncologista que prestou este depoimento.
beijinhos

CEM PALAVRAS disse...

Paulo,
Bem vindo! Gostei bastante do seu comentário.
Apareça sempre!
beijos

CEM PALAVRAS disse...

Severa,
o depoimento não é meu. Eu apenas o publiquei, porque penso da mesma forma.
É de uma oncologista catarinense cujo nome eu citei logo no início.
muitos beijos

CEM PALAVRAS disse...

Evanir,
A saúde é realmente um problema sério no país. Sinto grande tristeza pelas
pessoas que não têm condição de pagar um plano de saúde.
beijos e tudo de bom para você.

CEM PALAVRAS disse...

Inês,
Muios beijinhos e uma ótima semana para você.

BlueShell disse...

Um texto que diz tudo. Meu marido foi operado em Fevereiro a um cancro colo-rectal...tudo correu bem, graças a DEus, mas sabemos que desde o diadnóstico até ao primeiro tratamentpo se "perde "imenso tempo.

E ainda hoje tve de ir com ele para o Hospital distrital pois estava a sentir-se pouco bem
Só que lá não há, nas urgências, médicos especializados em oncologia: mandaram-no para casa...esperando que tudo estaja bem... (apenas fizeram análises)!!!

É um susto permanente...e uma falta de apoio que dói!!!!

Mônica disse...

Cem Palavras
Engraçado que antes de ler este texto eu pensava a mesma coisa mas tinha vergonha de traduzir em palvras.
No interior a gente vê os amigos, pobres morrerem rapidamente porque se for esperar o SUS eles morrem mesmo.
Quanta perda que poderia ser evitada!

Eu estou tentando andar pelos caminhos por onde minhas amigas vivem.
Alguns lugares eu conheci. Outros ainda quero conhecer!
São Paulo foi um dia triste para mim mas quero rever esta terra que tem tantas pessoas lindas e bacanas.
com carinho e amizade Monica.

CEM PALAVRAS disse...

BlueShell,
Além de vivenciar o sofrimento de nossos entes queridos, ainda nos sentimos impotentes por nada podermos fazer para amenizar sua dor, senão dar nosso apoio. Porque nada podemos esperar de hospitais públicos.
É uma vergonha.
Desejo melhoras para seu marido e força a você para enfrentar esse momento difícil.
muitos beijos.

CEM PALAVRAS disse...

Moniquinha,
Acompanhar os lugares através de sua visão que enxerga a beleza nas coisas mais simples é muito bom.
Que Deus abençoe a você e toda a sua família, para que superem com tranquilidade a perda do tio Nelson.
muitos beijos

Marina Filgueira disse...

Estoy de acuerdo con todo que aquí plasmas, porque en España también se están poniendo las cosas de consultas cirugías y tratamientos, bastante difíciles.
Vivimos en un mundo de deferencias sociales.
Desgraciadamente no es igual para todos. Gracias por compartir tus apreciadas letras es un placer leerte.
Te dejo mi gratitud y estima. Un abrazo desde Galicia. Se,

CEM PALAVRAS disse...

Marina,
Para haver justiça social, todos deveriam ter direito à saúde e educação, pelo menos. Infelizmente esta não é uma realidade na maioria do mundo.
Muitos beijos

Unknown disse...

Seu blogue é mais um dos tantos que o blogger não tem cedido as atualizações no painel. Há de se ter uma paciência com tantos bugs nestas redes sociais.
E falando em redes sociais, acho de uma hipocrisia imensa estas campanhas do facebook as quais presenciei do tipo (há uma seta ridícula indicando o avatar do "gênio" que aderiu a campanha) "esta pessoa é contra o câncer e blá-blá-blã.
Ninguém aqui é a favor do câncer e nem de doença alguma. Tampouco é muita hipocrisia dizer que somos todos iguais, se fôssemos, todos seríamos tratados igualmente e sim, eu acho digno que os brasileiros que raciocinam e precisam encarar o SUS (Seu Último Suspiro) sejam obrigados a achar "bonitinho" o tratamento do presidente Lula, enquanto familiares seus agonizam.
Não sou a favor desta campanha, e nenhum político é a favor de nossa saúde tampouco, poderia ser o Lula, a Dilma, quem fosse, eles tiveram e tem recursos para melhorar ao menos um pouco o sistema (realmente único!) de saúde de nosso país mas nunca o fizeram ou fazem. Portanto, não desejo mal nem bem ao Lula, apenas tenho consciência que ao contrário de muitos que estão a sofrer de câncer e são tratados pelo SUS a realidade de seu tratamento é, é sempre será diferenciada, por ser colarinho branco.
Gostei muito do depoimento, estava na hora de alguém com mentalidade crítica argumentar a respeito desse mimimi que anda circulando na web.
E como foi na praia? Espero que tenha curtido o passeio.

Severa Cabral(escritora) disse...

Vim te dar um beijo de boa noite querida,e dizer que vc faz parte do meu universo virtual...adorada sempre...
bjs

chica disse...

Cadê tu?rss Estou com saudades! Chega de folga,j!!!rs beijos,lindo fds,chica

Mônica disse...

cem palvras
Obrigada por seu comentario.
Eu adoro vim aqui pois a gente aprende muito.
Me lembrei de minha tia Elizabeth. Por causa dela faço anualmente todos os exames para ver se tem algum problema de cancer.
Ela viu uma novela que ensinava como evitar o cancer de mama e viu que estava. marcou cirurgia e fez.
Deu tudo certo!
com carinho e amizade Monica

Mônica disse...

Sem palavras
Voce mora em Salvador?
Eu fui com andrea e adoramos.
Ainda não coloquei a Bahia toda.
com carinho Monica

Evanir disse...

Te deixo muita Alegria, Muita paz, Muita energia e meu eterno carinho por você!
Vc é muito especial para mim Existe um lugar onde tudo é possível.
Onde o amor é verdadeiro. Onde não existe um preço a pagar.
Onde tudo se conquista, nada se compra. Onde os dias são calmos e só se ouve verdades.
Obrigada por tudo por essa amizade linda que me dedica.
Estou retornando devagar conto com
sua presença no meu blog sempre que for possivel.
A novidade linda e maravilhosa que tinha para contar
é que serei em julho bisavó isso ñ é maravilhoso?
.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*.*...*...*
Que Deus te abençoe sempre .
um lindo final de semana.
Evanir.
Estou seguindo-te e te amando para sempre .

Juliana disse...

Estou passando para dizer que entramos numa nova etapa do Desafio 15 Minutos Todo Dia. Vem com a gente?

Abraços muitos!

Juliana

Unknown disse...

Como te entendo... Estou indo no mesmo caminho, penso que em breve deixarei a blogosfera, mesmo sendo novato, percebo que por vezes enjoa-se rápido ou há uma cobrança por posts e mais posts e sinto que já não tenho (ou não quero) muito o que falar.
Certamente retornarei a minha rotina a qual sou apaixonado, que são meus projetos literários.
Cuide-se.

Unknown disse...

Cemamiga

Vim tarde, mas vim e cheguei.Este texto da Dr.ª Liziane Anzanelo é um grito, um verdadeiro grito! Um hino à vida, uma declaração de presença, um desabafo de alma! Vibrante!

Só espero que ela volte retemperada, bronzeada e revigorada. Pelo que agora li, ela bem o merece.

Foi uma linda ideia tê-lo publicado, minha querida. Muito obrigado.


Entretanto, uma informação: Hjtksdt ywsqjhr mjvnzxc (*)

(*) Na nossa Travessa há extraterrestres

Espe disse...

Un blog muy lindo, te sigo ^^ ¿Me sigues? http://letraslibrosymas.blogspot.com/
Besos

chica disse...

Quanto carinho por lá! Fico até corada,rssr Que legal receber isso cedinho assim...Adorei! beijos,chica
tenho um blog que tive que bloquear ontem pra coinvidados. Se escreveres pro
rtazza@gmail.com posso te mandar convite.( só assim poderei, pois preciso ter teu email pra isso) É o blog da família. Isso se quiseres, claro! beijos,chica

Mônica disse...

Cem Palavras
Eu fui em Salvador.
Adorei toda a cidades e fomos emtodos os pontos turisticos em seis dias. Dissseram que batemos o record. Só não fui no terreiro de ubanda, porque era muito tarde.
com amizade e carinho de Monica

Unknown disse...

Obrigado por, mesmo estar reclusa, comentar ao post que fiz no The Renegades e não tem a menor importância o local que optar por fazer seu comentário.
O que mais me chamou a atenção em seu comentário foi a história da gravidez. Como a vaidade pode se sobrepor a coisas tão mais importantes nesta vida... é para refletir.

ONG ALERTA disse...

Tudo tem um tempo...beijo Lisette.

BlueShell disse...

Passo de novo para desejar um bom domingo.
Bj