terça-feira, 5 de julho de 2011

Bananas pra se fartar










Vi essas fotos no facebook do 'Ecologicalmind' e me deu uma vontade de falar sobre bananas. É a fruta que eu mais gosto. Só não gosto de homens-banana.
Cozida inteira ou frita em tirinhas para saborear no café da manhã, compotas em rodelinhas, umas com caldas bem grossas que tornam as rodelas rosadas. Nas compotas menos açucaradas as rodelas conservam o tom natural da fruta. Tem também aquela compota de banana amassadinha, que pode acrescentar coco ou abacaxi. Fica bom! Banana com abacaxi é uma gostosura.
Para uma sobremesa rápida basta colocar as bananas - de preferência as d'água ou caturra que derretem mais - em um refratário, cobri-las com açúcar, queijo minas ralado e canela. Servir assim que tirar do forno, com uma bola de sorvete. Huhumm!!! E por falar em sorvete, que tal uma banana split?
Adoro também bananada, seja acondicionada em lata, caixa ou em folha. Gosto demais daquelas bananadas em cubinhos ou em tirinhas. Bolo de banana, então...
E cachaça de banana? O cheiro é insuportável. Bebi durante uma excursão de colégio pelo sul do país, Uruguai, Argentina e Paraguai. Imagine 40 meninas num ônibus, todas com 16 ou 17 anos? A turma do barulho ao fundo, entornando a cachaça de banana para aguentar o frio e a longa jornada. Travessuras de adolescentes, por isso não me lembro do gosto, mas devia ser bom, porque bebemos várias garrafas.
Mas a minha preferência mesmo é uma banana que é maior que banana da terra e escura. Quando aquecida ela incha. Com cobertura de creme, delícia! Dá água na boca! Com essa eu me lambuzo toda!

4 comentários:

Érika Freire disse...

Seu blog é lindo!
Eu adoro doce e bolo de banana e seu texto ficou muito legal!
Seja bem-vinda no meu blog! ;)

José disse...

Vim agradecer a visita, e mais comentário.
Vejo com agrado meu que gostas da fruta, o que é bom para a tua saúde, e também gosto do teu jeito de ser, não vou dizer cem palavras, mas digo que te vou seguir, e nunca mais te vás ver livre de mim, e digo também se me seguires vás ver que eu não sou um homem banana.

beijo,
José.

Maria Bonfá disse...

obrigada pela visita..adorei te ler.. leitura gostosa com humor.. e compartilho do mesmo pensamento.. homem banana não.. beijo

Lidia Ferreira disse...

Minha querida ,
Obrigada por suas palavras de carinho , adorei seu blog , também estou te seguindo
Parabéns , se precisar de alguma coisa e só falar
bjs
PS- eu também adoro banana rsr