domingo, 9 de outubro de 2011

Namoros e namorados



Outro dia eu estava conversando com uma amiga sobre namorados. Eu tive muitos e ela dois. Lembro-me do nome completo de todos eles. Eu ia contando e a minha amiga ficava impressionada. Dos quinze aos 20 anos de idade, foram três Sérgios, dois Marcelos, dois Ricardos, dois Reinaldos, além do Joel, do Aldo, do Riquinho, do Cizinho, do Paulinho, do Arthur, do Fernando e do Glauco. Ufa! Sem falar do namoro que virou noivado e depois casamento. Esse não entrou na contagem.
Naquele tempo, a gente não ficava... namorava. E namorado era um amigo com quem eu andava de mãos dadas. Andar abraçados, só depois de alguns meses. Às vezes nem dava tempo, o namoro terminava antes de atingir esse estágio. Beijo era só no rosto. Havia respeito ou temor, sei lá. 
Meu pai fazia questão de que se namorasse dentro de casa. Com dias e horários predeterminados. Terças, quintas, sábados e domingos, das oito às dez horas, no máximo. Era a maneira mais fácil de manter o controle.
Minha casa vivia repleta de amigos e os namorados se integravam à minha turma. Eu estudei em um só colégio durante toda a minha adolescência, frequentava dois clubes, praticava esportes e fazia inglês. Eu tinha um círculo social grande, daí eu conhecer muita gente e me tornar uma namoradeira.
Os namoros duravam em média dois ou três meses. Quando eu via que não ia dar certo, já ficava de olho em outro. Qualquer bobagem era motivo para terminar. Alguns duraram mais - um ano, dois. E é claro que eu também não fui tão santa assim. 
Eu tenho um tio que sempre dizia que para arrumar namorado é preciso primeiro ter um. E depois que já estivesse namorando, era preciso já pensar em outro para deixar na reserva, porque menina sozinha não atraía ninguém. Ele falava isso na brincadeira, mas eu, na minha ingenuidade juvenil, levava essa história a sério e seguia esse conselho.
Mas eram relacionamentos saudáveis, alegres, companhias para sair, ir ao cinema e festinhas. Detalhe: com namorado novo sempre levava uma vela. Mas eu dava as minhas escapadinhas...    
Aproveitei, no tempo certo, tudo o que eu podia e aproveitei muito! Quando senti a necessidade de formar uma família, eu sosseguei. Acredito que esse é o motivo de hoje eu gostar de ficar só e em casa. Só saio se for para um programa bem legal, com pessoas bastante interessantes. Não sinto necessidade de sair apenas por sair.
Hoje o meu sentido de vida é outro. A minha própria companhia me agrada.
É assim que eu me sinto feliz.


Nenhum comentário: